Um lugar rico em beleza natural e cultura! Assim é o Tocantins, o estado mais jovem do Brasil, que se fixou como a Rota Nacional do Turismo de Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultura, Religião e Gastronomia. A Lei nº 14.658 já foi publicada no Diário Oficial da União e estabelece o objetivo principal de impulsionar o turismo da região.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, a Rota será importante para o estado. “O reconhecimento e a criação da Rota abre portas para o turismo no Tocantins, que tem atrativos importantes, desde a natureza exuberante, como o Jalapão, à gastronomia diversa”, afirma o ministro.
Com a instituição da rota, a expectativa é desenvolver o potencial turístico regional e local; fomentar o empreendedorismo e a inovação das atividades turísticas; promover o crescimento econômico local, sustentável e inclusivo; e valorizar os atrativos naturais e culturais.
ATRATIVOS – Tocantins é o estado mais novo do Brasil e carrega uma pluralidade de atrativos turísticos que deixam qualquer turista apaixonado. O destino é rico em história, cultura e atrações e ainda, proporciona uma viagem incrível pela natureza por meio do Jalapão e Serras Gerais, com paisagens de tirar o fôlego.
Alguns dos atrativos mais famosos do Jalapão são as cachoeiras, rios e fervedouros de águas cristalinas, dunas de até 40 metros de altura e nascentes, além das chapadas, serras e cerrados, que oferecem uma beleza inesquecível. Entre os atrativos mais visitados está Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins.
Palmas não fica para trás e mostra os encantos em ser a capital caçula do país. A cidade possui belas praias formadas por rios, além de praças e monumentos históricos, como: a Praça dos Girassóis, Palácio do Araguaia, Memorial Coluna Prestes e as praias da Graciosa, da Prata, das Arnos, do Caju, entre outras.
OUTRAS ROTAS – No outro extremo, no Sul do país, o município de Timbó, em Santa Catarina, também teve o reconhecimento de potencial turístico publicado no DOU. A cidade recebeu o título de Capital Nacional do Cicloturismo, por meio da Lei 14.659. O município integrar o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, um percurso sinalizado, com mais de 350 km de extensão, que passa por nove municípios da região.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
DEIXE O SEU COMENTÁRIO