Uma comunidade rural de Urussanga, município do Sul de Santa Catarina, ficou inteira ilhada devido à enchente do Rio Palmeira Alta, que também dá nome ao local. A Defesa Civil conseguiu acessar a região nesta quinta-feira (12) com a ajuda de moradores acostumados a fazer trilha com veículos 4×4 e verificou que, apesar do isolamento, os habitantes do trecho estão abastecidos e passam bem.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
São 42 famílias ilhadas na comunidade Palmeira Alta, o equivalente a cerca de 90 pessoas, conforme divulgado pela prefeitura. Uma parte baixa da estrada que acessa a localidade, na divisa com o município de Orleans, costuma alagar em dias de chuva, mas ficou ainda mais coberta por água desta vez.
Uma medição do nível do rio seria feita na tarde desta sexta-feira (13). A Defesa Civil municipal também monitora as condições do Rio Urussanga, que corta a região urbana. A maior preocupação se dá, contudo, com os possíveis deslizamentos, já que a cidade é montanhosa e tem o solo encharcado.
Veja outras notícias sobre as chuvas em SC
Urussanga está em estado de emergência desde o último sábado (7), ocasião em que tinha cinco famílias desabrigadas. Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade recebeu 181 kits de higiene pessal e outros 150 de limpeza na quinta, para serem distribuídos entre as famílias atingidas.
Leia mais:
Taió tem 2,5 mil imóveis inundados e circulação no centro limitada a barcos
Como fazer doações para os atingidos pelas fortes chuvas em SC