Várias organizações mundiais, de banvos, cansis de TV a companhias aéreas, têm relatado problemas de acessibilidade a seus serviços pelo mundo afora. O Brasil não parece ser muito afetado atualmente.
De acordo com a Associated Press, usuários da Microsoft em todo o mundo estão sendo prejudicados pelo apagão. A empresa de segurança cibernética CrowdStrike confirmou em um comunicado que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionadas ao sensor “Falcon”.
Empresas nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia e Holanda também enfrentaram dificuldades. Até o momento, não há notícias de problemas no Brasil.
Voos nos Estados Unidos foram cancelados, transmissões de televisão no Reino Unido foram interrompidas e as telecomunicações na Austrália foram afetadas.
A Microsoft informou por meio da plataforma X que estava trabalhando para “minimizar o impacto de maneira acelerada”.
Usuários do Microsoft em todo o mundo, incluindo bancos e companhias aéreas, relataram interrupções generalizadas na sexta-feira, algumas horas após a empresa de tecnologia declarar que estava corrigindo gradativamente um problema que afetava o acesso aos aplicativos e serviços do Microsoft 365. A causa, a natureza exata e a escala da interrupção permaneciam incertas, de acordo com informações do serviços News Wires.
Vôos e comunicação cancelados
Grandes companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, cancelaram todos os voos na manhã de sexta-feira, conforme comunicado da Administração Federal de Aviação (FAA). “Todos os voos, independentemente do destino”, foram suspensos devido a “problemas de comunicação”, segundo a FAA.
– Nos Estados Unidos, a United Airlines, a Delta Airlines e a American Airlines suspenderam todas as operações devido a problemas de comunicação;
– Os aeroportos espanhóis depararam-se com um “incidente no sistema informático”;
– A Turkish Airlines alertou uma falha global que causou sérios problemas de reserva e registro. O aplicativo da empresa não está disponível, os sites também não carregam;
– Os residentes do Alasca, EUA, não podem ligar para os serviços de emergência devido a uma falha de comunicação local grave;
– O aeroporto de Berlim, Alemanha, suspendeu os voos até as 10h00, no horário local, devido a uma falha técnica.
Passageiros dos aeroportos de Dubai, Emirados Árabes Unidos, e Los Angeles, EUA, compartilham imagens mostrando a “tela azul do Windows” em todas as telas.
Ao mesmo tempo, uma falha técnica maciça levou ao caos o aeroporto de Sydney, na Austrália. Balcões de check-in são inacessíveis e exibem nas telas “bugs”, com os passageiros não conseguindo obter bagagem.
TVs e trens afetados
No Reino Unido, o canal britânico Sky News não foi capaz de transmitir ao vivo na manhã de sexta-feira (19) devido a uma falha técnica.
Também é relatado que a maior operadora ferroviária do Reino Unido, a Govia Thameslink Railway, foi afetada pela paralisação global, com possíveis cancelamentos de trens.
As maiores companhias aéreas brasileiras, Latam, Gol e Azul, estão com os portais funcionando.
Com informações do Sputnik, DCM e Brasil247