Por Milton Almeida, do ATUAL
MANAUS – As comunidades indígenas que desenvolvem atividades turísticas baseadas nos princípios do turismo de base comunitária têm até o dia 31 deste mês para preencher o formulário “Turismo em Comunidades Indígenas”, do MTur (Ministério do Turismo) e participar do projeto “Brasil Turismo Responsável”.
Para facilitar a coleta de informações e o mapeamento das comunidades, o MTur disponibiliza um formulário eletrônico.
O projeto identifica e mapeia as comunidades indígenas, cataloga e promove boas práticas, e o turismo sustentável em concordância com as comunidades participantes.
A ação tornará possível compilar dados detalhados sobre as iniciativas em desenvolvimento, conhecer as necessidades dessas comunidades e promover os produtos turísticos gerados por elas.
Segundo o MTur, o projeto tem a finalidade de ampliar o “Mapa Brasileiro do Turismo Responsável” e incluir os saberes tradicionais dos povos originários.
Participam da iniciativa também, o MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Comunidades em Manaus
Segundo a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), quatro comunidades indígenas integram o Plano de Ordenamento Turístico, Cipiá, Tatuyo, Dakuru e Tuyuka, situadas na margem esquerda do Rio Negro (a 34 km da área urbana de Manaus).
Ainda segundo a instituição, esses quatro grupos oferecem roteiros turísticos com apresentação de lendas e danças rituais, pinturas corporais e confecção de artesanatos e passeios.
Acesse o formulário aqui: https://forms.gle/hHZwxhKG5TjDYpD17.