Prefeito e candidato à reeleição pelo União Brasil, Ronivon Maciel, condenou, nesta terça-feira, 16 de julho, a forma como a secretária municipal de Esportes, Helenice Carvalho, foi atacada no final de semana em grupo de Whatsapp da cidade intitulado “Porto Nacional Debates”.
De acordo com o gestor, ao tentar criticar o trabalho da secretária, o administrador do grupo, por nome Eduardo Tavares, fez ataques preconceituosos, misóginos e com conotação sexual, baixando todos os níveis possíveis de um debate político civilizado. “Condeno completamente esse tipo de ação. Helenice é uma mulher séria, que trabalha muito, mãe de família e, como toda mulher, não merece tamanha baixaria por parte de adversários. Esse tipo de política nem condiz com a nossa cidade, que é Capital da Cultura e berço de pessoas fundamentais na consolidação do nosso Estado”, ressaltou o prefeito.
Por fim, o prefeito afirma que todos os remédios para esse tipo de situação estão em estudo, inclusive no campo jurídico, sejam eleitorais ou mesmo criminais. “De nossa parte, a campanha será limpa e com respeito a todos, sobretudo as mulheres”, reforçou o prefeito.
A agressão com palavras contra Helenice também provocou reação do Coletivo Mulheres e Movimento, que divulgou uma nota de repúdio sobre o episódio.
"Nada, absolutamente nada justifica tal atitude. somos veementemente contra qualquer tipo de violência contra mulheres, seja ela qual for. A violência real, simbólica e estrutural nos atinge sem distinção de raça, escolaridade e posição social", frisa trecho da nota.
Também foi divulgada uma nota de apoio assinada pelas secretárias municipais e integrantes do primeiro escalão da gestão municipal de Porto Nacional, em solidariedade à Helenice.
"Comandando trabalho de primeira grandeza à frente dessa pasta tão importante para a cidade, nossa colega foi covardemente atacada em grupo de WhatsApp por parte do Sr. Eduardo Tavares, agindo com cunho político e utilizando palavras pejorativas, misóginas e dotada de elevado grau de preconceito", conforme nota.