O projeto Esporte é a Nossa Praia, desenvolvido pela Sejuves - Secretaria da Juventude e dos Esportes em parceria com o SESC, foi iniciado na manhã deste sábado, 02, na Praia da Orla, no município de Itacajá, região nordeste do Tocantins. Os comerciantes comemoraram o aumento do movimento que, segundo eles, era bem menor em anos anteriores. Prática de esportes de verão, incentivo ao lazer familiar, combate às drogas e difusão de novos esportes são os objetivos centrais do projeto.
O barqueiro José Silva comentou animado que a primeira semana da temporada de praia sempre é muito fraca, mas com as ações desenvolvidas este ano, o movimento foi cerca de 30% maior que o mesmo período de 2010. “No primeiro final de semana, os filhos de Itacajá ainda não chegaram e a cidade ficava desanimada. Com essas brincadeiras e jogos os jovens vieram para a praia e trouxeram os pais. Está muito bom”, avaliou.
Para Manoel Pinheiro, prefeito de Itacajá, o município ganhou ao receber a abertura do Projeto. “O primeiro final de semana da nossa temporada sempre tinha um movimento menor. Este ano, graças à parceria firmada com a Sejuves, estamos com a praia cheia de famílias, que estão felizes e satisfeitas”, disse o prefeito, ao destacar o grande número de jovens praticando esportes e atividades de lazer. Pinheiro disse ainda que o evento mudou o cenário de abertura da temporada de praia. “O programa abrilhantou a nossa temporada e ajudou a transformar as ações em sucesso”, concluiu.
O secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, acredita que as ações desenvolvidas em Itacajá servem como estímulo para o desenvolvimento esportivo e o afastamento das drogas. Além disso, Olyntho Neto destacou o incentivo ao turismo por meio do Projeto Esporte é a Nossa Praia. “Graças a essa ação conjunta entre a prefeitura municipal de Itacajá, o SESC e a Sejuves, podemos perceber uma praia movimentada, com crianças brincando, famílias participando das atividades e comerciantes satisfeitos com o movimento”, destacou.
Já Ângelo Fernna, coordenador de Lazer do Sesc no Tocantins, disse acreditar que a parceria entre a instituição e o Governo do Estado engrandece as temporadas de praia e traz mais divertimento e lazer para toda a população. “Trazemos atividades em que tentamos fazer um resgate de brincadeiras que já foram esquecidas, passando sempre a mensagem da importância da educação e da família”, frisou o coordenador, ao explicar que as ações educam por meio das atividades de lazer. Ângelo disse ainda que as atividades favorecem a satisfação pessoal, ou seja, propiciam aos participantes a diminuição do estresse e o resgate da autoestima.
“É importante levarmos essas atividades esportivas para as praias, por colocarmos mais pessoas em contato com diferentes esportes e por propiciarmos distanciamento do álcool e das drogas”, destacou o diretor de esportes da Sejuves, Lécio Guimarães. O diretor também explicou que a comunidade local está tendo acesso à prática esportiva e que esse é o passo inicial para conscientizá-los de que o esporte é fundamental para a busca de uma qualidade de vida cada vez maior.