O apagão cibernético, acontecimento que gerou instabilidade em serviços bancários e em diversos voos no mundo todo, na sexta-feira (19/7), afetou 8,5 milhões de computadores da gigante Microsoft. A empresa, responsável pelo sistema Windows e pelo e-mail Outlook, publicou um comunicado que explica o apagão.
De acordo com a Microsoft, os 8,5 milhões de computadores prejudicados pelo apagão de sexta representam 1% do total de máquinas fabricadas pela gigante de tecnologia. “Embora a porcentagem tenha sido pequena, os amplos impactos econômicos e sociais refletem o uso do CrowdStrike por empresas que executam muitos serviços críticos”, afirmou a companhia.
Uma falha na atualização do sensor de segurança CrowdStrike Falcon, na sexta-feira, foi a causa do apagão cibernéticos, que afetou milhares de empresas e pessoas em todo o mundo. Com esse evento, as pessoas ficaram sem acesso a sistemas operacionais, especialmente o Windows.
Sem o sistema, empresas foram obrigadas a parar suas atividades. Emissoras de televisão ficaram fora do ar na Austrália. Bancos foram suspensos em países como Nova Zelândia e África do Sul.
No Reino Unido, o serviço de trem foi afetado e registrou alguns cancelamentos. O serviço de emergência do Alasca chegou a ficar fora do ar. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos paralisaram todos os voos.